Guarda-redes estiveram imbatíveis

O Mondinense FC deslocou-se ao reduto do Abambres SC e não foi além de um empate (0-0), em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real. O resultado acaba por ser justo.

A primeira parte começa praticamente com uma bola no ferro da baliza à guarda de César através de Domingos Botelho, numa grande desatenção da turma de Mondim de Basto.

Nesta 1ª parte os guardiões de ambas as equipas foram meros espetadores, o jogo foi de luta, mas sem oportunidades de golo. O Mondinense com mais bola, o Abambres organizado e a jogar no contra-ataque. Um jogo muito físico e sem espetacularidade. O nulo ao intervalo era justo.

A 2ª parte, trouxe outra atitude a ambas as equipas. Os comandados de Francisco Lemos conseguiram colocar mais bolas na área, mas sem verdadeiras oportunidades de perigo.

O Abambres envia nova bola no poste: na ressaca de um canto, Rui Pires tenta um cruzamento “trivela” e acaba a enviar a bola no poste, César estava batido.

Os forasteiros iam bombeando bolas para a área, maioria de fácil abordagem para a defesa abambrina e para o seu guarda-redes, que se ia mostrando seguro e imperial no jogo aéreo.

A melhor oportunidade para a turma mondinense apareceu dos pés de Eduardo Arada, à entrada no quarto de hora final, num pontapé forte de fora da área, defesa para canto.

O último lance do jogo trouxe emoções fortes. O Mondinense ia carregando bolas para a área, com mais coração do que cabeça e teve um canto a seu favor no último minuto da partida, na qual colocou quase toda a equipa dentro da área. Canto batido, a bola é cortada pelos comandados de Tiago Pinto e fica nos pés de Miguelito, que arranca em velocidade em direção à baliza de César, ficando completamente isolado e já dentro da área, atirou ao poste, com os jogadores mondinenses incrédulos e a recuperar ainda defensivamente.

Resultado justo, que premiou a resistência da equipa da casa (que mais uma vez provou porque tem sido a equipa sensação da prova), ao invés do Mondinense, que praticamente não arriscou na busca da vitória, praticamente não criou lances de golo, e deixa assim o SC Vila Real alargar a vantagem para 4 pontos para o 1º lugar e deixa-se “apanhar” pelo Régua no 2º lugar do campeonato.

Luis Silva