Ao décimo jogo foi de vez

Finalmente o Montalegre conseguiu triunfar na Liga 3. Foi também o primeiro triunfo barrosão no reduto do Braga B, em confrontos diretos.

Jogo equilibrado na primeira metade da primeira parte. O Braga B tentou pegar no jogo, mandar na partida; é verdade que teve mais bola, porém sem criar oportunidades de golo. O Montalegre equilibra a contenda e chega com perigo à baliza minhota na sequência de um livre ao qual se seguiu remate de Mané para defesa atenta de Bernardo Fontes. Dez minutos depois, o Montalegre abre o marcador num remate intencional de Rúben Neves. Aos 34´, de livre direto, Bruninho remata e a bola passa muito perto do alvo.

O Braga B teve apenas uma situação de golo no primeiro tempo: Costinha remata bem mas a bola é impedida de ir para a baliza por Jeimes e pela barra da baliza. Do canto nada resultou. Ao intervalo 0-1, justo e a confirmar a superioridade barrosã, muito mais acutilante no ataque.

No arranque da etapa complementar, o Braga B mexia com a entrada de Mathys que, diga-se, deu maior velocidade e poder físico ao ataque. E está perto do empate, depois de um erro defensivo do Montalegre em que os centrais se desentendem. O conjunto transmontano defendia bem, e quando recuperava a bola saía rápido na frente, com a referência de Didi, sempre muito ativo.

Aos 77´,Vilela remata ligeiramente ao lado e causa alguns calafrios. Responde Bruninho, ultrapassa um adversário e, em boa posição, está perto de fazer o 0-2.

O jogo ficou mais aberto no último quarto de hora, o Braga adiantava linhas e o Montalegre jogava nas costas ou nas alas com velocidade. As oportunidades sucediam-se e Roger dispara forte mas por cima do alvo do Montalegre…

Aos 84´surge o grande caso do jogo: Fonseca cabeceia, Jeimes defende e Sérgio Faceira indica ao árbitro que a bola entrou totalmente na baliza. Do local que nos encontramos, e através das imagens, é impossível afirmar se a bola entrou. O Montalegre protestou, mas no minuto seguinte voltou a adiantar-se por Rui Bruno. O defesa central empurrou a bola, depois de um livre bem cobrado por Rúben Neves e marcou o primeiro golo como atleta do Montalegre.

O juiz da partida, António Moreira, deu 8 minutos de compensação e Eirô ainda ameaçou com um remate que sai perto do alvo. Terminava o jogo com triunfo do Montalegre, o primeiro na Liga 3 esta época e o terceiro da temporada. Nem tudo está bem, todavia os barrosões já não perdem há três jornadas consecutivas. Ao Braga B falta uma referência no ataque, a formação minhota está em crise de resultados pois já não vence há 6 jogos.

Paulo Viage, presidente do Montalegre, viu o jogo da bancada e fala de uma “vitória justa”: “É uma vitória que já perseguíamos desde o início da temporada. É uma boa prenda para o nosso clube. Estamos todos de parabéns. É um bom período, temos feito bons jogos, a equipa precisava desta vitória. Agora é pensar jogo a jogo. O Montalegre vai ficar na Liga 3”.

Rui Bruno foi o melhor em campo

Rui Bruno, jogador do Montalegre, foi distinguido como o melhor jogador em campo.

O seu comportamento defensivo foi muito bom, anulando várias investidas contrárias, e fez o golo da vitória, já na reta final, numa visita oportuna à área bracarense. Um bom jogo deste jovem central.

Nuno Carvalho

Foto: FPF /Hernâni Pereira