Tiago Oliveira desequilibrou. O ex-jogador de futebol esteve nos dois golos do Montalegre, e a jogada do segundo golo é genial.

Foi um duelo bastante equilibrado entre Salto e Montalegre, a contar para o jogo 1 da final do Campeonato Distrital de Futsal Sénior Masculino. Com uma boa casa, em Boticas, Salto e Montalegre proporcionaram bons momentos de futsal. A emoção não faltou, bem como a incerteza no marcador até ao último segundo.

Entrou melhor o Salto, a querer mandar e com intuito de marcar cedo. Depois equilibrou o campeão em título e até se superiorizou.

O Montalegre atirava ao poste e Fábio Afonso, em boa posição, não conseguia fazer o desvio vitorioso. O golo do Montalegre chegava no último minuto da primeira parte. Tiago Oliveira remata forte, João Miguel trava o disparo, mas na recarga o capitão Metro abria o marcador. Ao intervalo, 0-1.

Na etapa complementar, a música foi outra, viu-se um Salto mais pressionante, agressivo, a querer inverter o marcador. Pedro Esteves obrigou Carreira a grande defesa. Todavia, Tozé empata o jogo num remate colocado entre o guarda-redes e o poste. Pedro Silva ameaça outra vez a baliza do Montalegre e Dinis Gonçalves respondia.

Depois, aos 35 minutos, chega a melhor jogada do encontro. Tiago Oliveira faz magia na frente, tricota bem, passa por vários adversários e oferece o golo a Metro, que bisa na partida.

A pouco mais de dois minutos do final do tempo regulamentar, o Salto arrisca e joga 5×4.  Nos últimos segundos, Pedro Esteves atira ao poste da baliza do Montalegre.

O campeão em título vencia o jogo 1. Montalegre fez uma boa primeira parte, o Salto dominou a segunda e Tiago Oliveira decidiu este duelo, com uma técnica individual soberba. O Montalegre foi mais eficaz.

Salto e Montalegre não se apresentaram na máxima força devido a condicionantes como castigos, lesões e compromissos profissionais.

 “Esperávamos mais, esperávamos estar a um nível melhor, mais consistentes durante os 40 minutos, não conseguimos. O Montalegre aproveitou bem, uma equipa sempre agressiva, que joga no erro e que sai bem na transição. Defensivamente estivemos corretos, mas ofensivamente não conseguimos finalizar. Temos que ir a Montalegre vencer dois jogos”, considerou o treinador do Salto, Tiago Xavier.

O técnico do Montalegre, Álvaro Santos, reconhece que foi uma vitória sofrida: “Jogo extremamente difícil, nós sabíamos que íamos encontrar um Salto de qualidade. Foi uma vitória que se tivesse caído para o lado deles também podia ter sido justa, eles também apresentaram qualidade para ganhar o jogo. Acho que, se calhar, este jogo merecia um prolongamento, não deu. Acabamos por ser um pouco felizes”.

Por Nuno Carvalho