Depois da primeira ronda em Itália, coube este fim-de-semana a Joana Gonçalves, piloto de Pedras Salgadas, ser a “anfitriã” da segunda jornada pontuável para o Campeonato da Europa de Enduro 2023. A prova contou com dois dias pontuáveis e decorreu em Santa Marta de Penaguião.

Foi por entre os mais belos socalcos e vinhas do Douro Vinhateiro, que este fim-de-semana, aproximadamente sessenta participantes, cumpriram a segunda jornada do Campeonato da Europa de Enduro. Com organização a cargo do Clube Natureza Extreme, esta prova sob a égide da FIM Europe, contou com um percurso com cerca de 45 km´s e três especiais de grande qualidade. À semelhança da ronda italiana, Joana Gonçalves – na classe Senhoras, alinhou com uma Husqvarna FE 250.

O dia de sábado acabou por ser o mais positivo de todo o fim-de-semana, tendo a piloto Husqvarna Portugal | Jetmar, passado mesmo pela liderança da competição. Apesar de tudo o “calcanhar de Aquiles” da jovem portuguesa continua a ser a Extreme Test. Nas três voltas e meia que compunham a competição, Joana Gonçalves perdia tempo nesta cronometrada e na derradeira passagem, acabou mesmo por cair e perder cerca de 40 segundos. A piloto de Pedras Salgadas, finalizava o primeiro dia de competição na 2ª posição.

Já no domingo, todos os pilotos cumpriam o mesmo número de voltas do dia anterior – três e meia – com um total de 12 especiais. Joana G. sentiu algumas dificuldades e à passagem da segunda volta, acabou por quebrar o seu ritmo. A perder muito na Enduro Test e sem conseguir melhor os seus tempos, a portuguesa concluía o domingo no lugar mais baixo do pódio.

Em termos de Europeu, Joana Gonçalves mantém o 3º lugar, quando faltam cumprir duas jornadas. A luta pela vitória tem sido uma contaste, pelo que as principais intervenientes estão separadas por apenas nove pontos.

No final, Joana comentou: “Apesar de tudo acabou por ser um bom fim-de-semana. Este ritmo de corridas é muito importante para eu conseguir voltar ao meu melhor ritmo. As especiais acabaram por ficar bastante exigentes devidos à sua deterioração pelas muitas passagens e hoje (domingo) acusei algum cansaço. A organização está de parabéns pela prova que montaram, bem como o público que foi incansável no apoio”.

Joana Gonçalves regressa à competição já nos próximos dias 26 a 28 de maio na Finlândia. A jornada escandinava será a segunda pontuável para o Mundial de Senhoras e decorrerá na cidade de Heinola.

Texto: Evo-press
Fotos: FIM Europe