O Lusitano Futebol Clube encheu o Auditório do IPDJ, em Viseu, para uma ação de Ética no Desporto, dinamizada pelo viseense Vitor Santos, Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto.

A importância do triângulo desportivo na formação constituído por clube-pais-atletas foi o mote para a reflexão sobre as boas e más práticas que ocorrem todos os fins de semana nos jogos de crianças e jovens, assim como durante a semana em treinos.

Foram quase 200 participantes que refletiram sobre os comportamentos dos adultos e as estratégias para reduzir possíveis conflitos, comuns, no desporto de formação. Para Vitor Santos “as expetativas criadas pelos pais e os jovens são, quase, sempre exageradas e a pressão exercida só leva a um abandono precoce e é preciso que os adultos tenham a noção que as crianças/jovens estão muito mais perto de abandonar a prática desportiva do que serem atletas”. Não devem nunca esquecer que “as crianças não querem ganhar acima de tudo. Querem divertir-se e jogar o máximo de tempo possível. Achar que os resultados são o mais importante é um dos erros mais comuns entre os pais dos jovens desportistas.”

O orador alertou, ainda, para o comportamento dos adultos durante a prática desportiva das crianças porque condiciona sobremaneira o seu desempenho e também a satisfação que os mesmos podem obter da experiência prática.”

O Lusitano é dos clubes, da região, com mais jovens atletas e tem trabalhado no sentido de dar resposta às necessidades dos seus atletas nas competições infantojuvenis nos dias de hoje.