Cento e setenta atletas participaram na 4ª Prova do Campeonato Regional de Maratonas de XCM da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR), que decorreu em Ribeira de Pena, no dia 14 de maio. A prova incluiu dois percursos: Maratona (65 km) e Meia Maratona (42 km).

Os participantes concentraram-se junto ao Centro Escolar de Ribeira de Pena, onde foi dada a partida.

Durante o percurso tiveram oportunidade de percorrer vários trilhos, caminhos florestais e estradas pavimentadas em diferentes localidades do concelho.

Os atletas ribeirapenenses Nuno Barroso e Domingos Rodrigues da equipa Ripenabike, conquistaram o 1º lugar nos escalões M45 e M60, respetivamente, na prova Open Meia Maratona. Diogo Branco ficou em 5º lugar no escalão Elite Open.

Luís Moura sagrou-se vencedor da Maratona e Marcelino Costa na Maratona Curta. No open Meia Maratona, Hélder Costa conquistou também o 1º lugar.

Este evento desportivo, organizado pelo Ripenabike, contou com o apoio do Município de Ribeira de Pena, da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega, da Junta de freguesia de Cerva e Limões, da Junta de Freguesia de Santa Marinha, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real e de empresas locais.