O campeonato distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR) arranca neste domingo.

A competição, tem um novo formato competitivo e conta com 19 clubes. Saíram GD Ribeira de Pena e SC Vila Real (que subiu ao Campeonato de Portugal) e entrou Juv. Pedras Salgadas (desceu do CP), SC Cumieira (regresso após um ano de ausência) e GD Chaves “B”.

Assim os 19 clubes, estão divididos por duas séries, onde os três primeiros de cada série apuram-se para lutar pela subida ao Campeonato de Portugal, com as restantes equipas a disputarem a atribuição da classificação geral.

Este novo formato lança algumas questões que, nos últimos anos, passavam ao lado dos técnicos que competem no campeonato maior da AFVR. Devem estes escolher sempre os melhores até assegurar a série dos três primeiros, mas em busca do lugar mais alto do pódio ? Devem gerir o plantel porque é igual ficar em terceiro ou em primeiro, uma vez que na segunda fase, todos vão começar com zero pontos? São de facto questões que os técnicos vão analisar. Contudo, acredito que todos quererão começar forte e fazer os pontos que lhes deem segurança e um lugar de acesso aos três primeiros.

Série A

Na linha da frente como principais candidatos a passar à fase de apuramento de campeão, estão GD Chaves “B”, Pedras Salgadas e SC Régua, isto olhando à forma como construíram os seus planteis. Contudo, estou curioso para perceber como é que o estreante GD Chaves “B” vai estar sob o comando técnico do Gustavo Souza; como é que o “novo” Juv. Pedras Salgadas, com Francisco Lemos ao leme, vai surgir em prova e como é que o SC Régua vai surgir com as ideias do novo treinador Marco Martins. Mas existem outras equipas, que curiosamente também mudaram de treinadores e têm uma a palavra a dizer nesta luta, casos de Vidago FC, GD Cerva e UDC Sabrosa. Compõem ainda esta série Murça SC, SC Cumieira, FC Lordelo e Sabroso SC.

Série B

Esta série é composta por nove equipas e a luta pelos primeiros três lugares promete ser mais renhida e nivelada por cima. O Mondinense é um crónico candidato e a entrada de Tiago Nogueira (ex- Fafe B) para o comando técnico, tem o objetivo de recolocar a formação de basto nos campeonatos nacionais.

FC Santa Marta, SC Vila Pouca, GD Valpaços e Abambres SC, por razões diferentes, são as outras quatro equipas que melhor se perfilam para ocupar esse lote, na luta pelos lugares cimeiros.

SC Mesão Frio, Atei FC e AD Constantim entram numa segunda linha de teóricos candidatos, numa série que fica completa com o FC Fontelas.

Confira os jogos:

Série A – 1ª Jornada

Cerva – Pedras Salgadas

Vidago – Murça

Sabroso – Régua

Cumieira – Chaves “B”

Sabrosa – Lordelo

Série B – 1ª Jornada

Abambres – Atei

Fontelas – Mesão Frio

Mondinense – Santa Marta

Valpaços – Constantim

Folga: Vila Pouca

Por Luis Roçadas