Valpaços está prestes a sentir a emoção do desporto motorizado, com o acolhimento da segunda prova do Campeonato do Mundo de Enduro 2024, que terá lugar de 12 a 14 de abril.

A jornada conta com a organização do Grupo TT Usprigozus, Prime Stadium entidade promotora do mundial de Moto Enduro GP em Portugal, da Federação de Motociclismo de Portugal, Federação Internacional de motociclismo, e apoio do Município de Valpaços, que juntos estão a desenvolver todos os esforços necessários a uma realização que dignifique o desporto, o território e todos os envolvidos no evento.

São aguardados na prova mais de 140 pilotos de três continentes, entre eles 20 mulheres que disputarão a classe feminina. A caravana que deverá fazer notar-se a partir de 9 de abril em Valpaços trará mais de 600 pessoas para o concelho.

A poucos dias do tão aguardado arranque, as entidades mostram boas expectativas, tendo presente que o Concelho assim como a região onde se insere tem muitos adeptos deste desporto motorizado.

“As características naturais desta região são excelentes para a prática desta modalidade”, referiu a Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, que demonstra total confiança na capacidade organizadora das entidades locais.

Teresa Pavão destacou a importância do evento, não só para a promoção do desporto, mas também do próprio concelho. “É um evento que tem um empenho muito grande por parte das associações, nomeadamente o Grupo TT Usprigozus, e também da autarquia, de caráter mundial que leva o nome de Valpaços muito longe, daí o nosso investimento”, afirmou.

Para a Vereadora, o esforço feito a nível humano, logístico e financeiro “merece também reconhecimento da comunidade Valpacense”. Assim, “é importante que aqueles que vêm de fora se sintam seguros e é sobretudo importante que os Valpacenses contribuam para essa segurança e que contribuam para a boa imagem de Valpaços porque isso é sinal que, de facto, estamos todos imbuídos deste espírito que é podermos promover o nosso território”, referiu.

“Valpaços recebe os melhores pilotos do mundo”

“Valpaços recebe os melhores pilotos do mundo”, a representar o seu país e as suas equipas e todos vão lutar pelo melhor lugar, tornando a prova um espetáculo único”, afiançou a Vereadora, que salientou ainda uma das preocupações da organização da prova que é a questão ambiental. Pelo carbono que a prova no seu todo emite, promovem a plantação de árvores, têm tapetes ecológicos, obrigatórios para absorverem a gasolina e o óleo das motas. No paddock dispõem de uma ilha para óleos e pneus usados, que serão encaminhados para tratamento, etc.

Fernando Reis do Grupo TT Usprigozus, que tem no currículo 22 anos de experiência e organiza, assim, pela terceira vez o Mundial de Enduro em Valpaços, fez sobressair o apoio do Município, sem o qual não conseguiriam realizar a prova. “Fomos classificados com excelência nas provas anteriores e daí merecermos, novamente, a confiança das entidades que as promovem”, referiu, acrescentando que vão precisar de cerca de 100 voluntários, os quais poderão inscrever-se em breve no link que será disponibilizado para o efeito.

O espetáculo começa na noite de dia 12 abril, às 20h00, frente ao Pavilhão Multiusos de Valpaços, com uma Super Especial. Já no sábado, dia 13, pelas 9h00 iniciam-se as três voltas a um percurso de 50 quilómetros. Tal como domingo, dia 14, existem três provas especiais cronometradas, a Extreme Test, Cross Test e a Enduro Test, que farão as delícias dos amantes do desporto motorizado.

Fonte: Município de Valpaços