O Juventude de Pedras Salgadas foi ao reduto do FC Santa Marta vencer por 5-0, em jogo da 6ª jornada da Liga de Ouro da Divisão de Honra da AF Vila Real.

Frente a frente, duas equipas que surgiam em igualdade pontual na tabela classificativa, e a equipa penaguiense, comandada por Justino Ribeiro, até parecia ter uma estratégia bem delineada, colocando Bruno Ribeiro e Jorge Cardoso na frente dos «centralões» Samuel e Peixoto, com o objetivo de controlar as movimentações ofensivas de Rooney, ou dos médios-ofensivos Jorge Jesus e Ivan Portilha, deixando Márcio Marques a servir como municiador, através da sua visão de jogo e passes em profundidade, dos velozes avançados da equipa da casa, habitualmente forte nas transições rápidas para o ataque. 

E até foi num lance deste tipo que Bruno Sul, desmarcado brilhantemente na direita do ataque do FC Santa Marta, testou a atenção do guardião termal Bruno Pini, que interceptou uma tentativa de assistência para a finalização de Márcio Marques. 

Foi então que, a partir dos 10 minutos de jogo, entrou em ação a enorme qualidade do processo ofensivo do Pedras Salgadas que, sobretudo na sua ala esquerda, começou a desenhar jogadas de excelência que culminaram numa primeira oportunidade de perigo, com Jorge Jesus a fazer um «cruzamento-remate» rasteiro que acabou por não levar perigo à baliza contrária. 

Contudo, seria o mesmo Jorge Jesus a protagonizar um dos grandes momentos de futebol da tarde, ao converter um livre direto à entrada da área, ligeiramente descaído sobre a direita do ataque da equipa termal, com um remate portentoso que se aninhou no ângulo superior direito das redes defendidas por Pedro Rodrigues, que nada podia fazer. 

Aos 34’, o guardião da turma duriense, que protagonizou vários momentos de bom nível durante a partida, ainda defendeu um excelente remate de Ivan Portilha, mas ao «cair do pano» da primeira parte, vê um passe em profundidade bem medido da esquerda, a cair em Rui Jorge na meia-direita do ataque do Pedras, e no «frente-a-frente», levou a melhor o nº 6 dos «azuis-e-brancos», que foram para o intervalo a vencer por 2-0.

Na segunda parte, uma «entrada em falso» do FC Santa Marta ajudou o Pedras Salgadas a carimbar praticamente a vitória. Ainda mal tinha sido reatada a partida, e um canto estudado colocou Rui Jorge em frente à baliza penaguiense para apenas encostar e celebrar o 3-0, e aos 53’, um bom remate de Miguel Carreira ainda desviado em Tozé acaba por trair Pedro Rodrigues, e colocar o «placard» em 4-0. 

A partir daqui, o resultado volumoso e as muitas substituições operadas pelos técnicos alteraram as dinâmicas de jogo de ambas as equipas e baixaram muito o ritmo da partida, mas ainda haveria tempo para um quinto golo do Pedras Salgadas, num bonito remate de trivela de Fábio Pais com o pé esquerdo após uma excelente iniciativa individual. 

Uma palavra para o FC Santa Marta, que não merecia um resultado tão pesado, e que se bateu com uma dignidade assinalável, sempre com a máxima combatividade mesmo quando as coisas estavam cada vez mais difíceis. O guarda-redes Pedro Rodrigues realizou uma exibição positiva, e atletas como Nuno Peixoto, Bruno Sul ou Jorge Cardoso sobressaíram nas suas funções com momentos bem disputados de futebol. 

Uma outra para o Pedras Salgadas, que mostrou num campo difícil o porquê de ser apontado como um candidato ao título. Rooney ou Ivan Portilha são elementos com um nível competitivo que justifica outros voos, e as combinações táticas ofensivas que também envolveram o ala-esquerdo Arnaldo Sousa e o médio interior-esquerdo proporcionaram-nos momentos muito agradáveis de futebol, por parte de uma equipa que mostrou uma fluidez no seu processo ofensivo muito interessante, sem esquecer a capacidade que teve de conter os contra-ataques de um adversário «especialista» na matéria. 

No próximo domingo, o Pedras Salgadas regressa à Portelinha para defrontar o líder Régua, e no mesmo dia o FC Santa Marta defronta o Mondinense no Estádio Municipal Mondim de Basto.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Pedras Salgadas.

Santa Marta, Pedras Salgadas, 0-5.

Árbitro: Dylan Brito.

Assistentes: João Balsa e Fernando Nunes.

Santa Marta: Pedro Rodrigues, Bruno Sul (Mica, 57), Samuel (Sousa, 46), Nuno Peixoto, Tozé, Bruno Ribeiro (Fabinho, 57), Jorge Cardoso (Gabriel, 57), Júlio Neiva, Jokito (Amaral, 46), Paulo Machado e Márcio Marques.

Treinador: Justino Ribeiro.

Pedras Salgadas: Bruno Pini, Canadas (Miguel Sousa, 57), Miguel Carreira, Fábio Pais, Dany (Jorginho, 57), Rui Jorge, Jorge Jesus (Edu, 73), Arnaldo Sousa (Jordão, 82)), Ivan Portilha, Luis Borges (Miguel Teixeira, 57) e Rooney.

Treinador: Tiago Nogueira.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores: Jorge Jesus (22), Rui Jorge (45 e 46), Miguel Carreira (53) e Fábio Pais (79) .

Ação disciplinar: cartão amarelo para Peixoto (20), Dany (23), Samuel (39), Jorge Cardoso (65) e Mica (79).

Por Gonçalo Novais