Clube termal comemora hoje 46 anos de existência

 A três jornadas do final do final da competição, o Juventude de Pedras Salgadas tem, no próximo domingo, um jogo decisivo para a manutenção no Campeonato de Portugal.

Faltam três jornadas para o termo da 1ª fase do Campeonato de Portugal e o Juventude de Pedras Salgadas vai disputar outros tantos jogos, de caracter decisivo, para alcançar o objetivo da manutenção, pela a 11ª época consecutiva. Também hoje, 29 de Março, o clube da Vila Termal comemora 46 anos de existência. Oportunidade para uma breve conversa com o Presidente da Direção, Jorge Barroso.

Aproxima-se mais um final de campeonato, onde o Pedras Salgadas vai querer assegurar, mais uma vez, a permanência?

Sim, no próximo domingo recebemos o GD Vilar de Perdizes, que na sua primeira época, está a fazer um excelente campeonato. Ganhar este jogo é decisivo para nós, para não cairmos nos lugares de descida, neste campeonato “estranho”, em que, em 14 equipas em cada série, descem diretamente 6, quase metade. Já vamos no 11º ano consecutivo nesta competição e este é o formato, dos muitos que a FPF experimentou, mais penalizador para os clubes.

 Um plantel muito jovem  e que teve já, oportunidade, em jogos recentes, para assegurar o objetivo?

Temos o plantel com a média de idade mais baixa, de todo o campeonato. Maioria dos jogadores estrearam-se nesta competição. Contudo, sobretudo nos últimos jogos, perdemos pontos, nos jogos em casa, suficientes para alcançarmos uma posição tranquila na classificação.

Como clube satélite do Desportivo de Chaves, qual o apoio que tem recebido?

Há jogadores, ao abrigo do acordo, que podem ser utilizados pelas duas equipas. Na época passada foi muito útil, com a cedência de um numero considerável de jogadores de categoria, permitindo fazermos os últimos 13 jogos consecutivos sem qualquer derrota. Nesta época não aconteceu o mesmo, porque a equipa flaviense tem tido muitas contrariedades com lesões de muitos jogadores e por isso não nos tem sido disponibilizados jogadores que seriam mais valia no nosso onze.

 Daí a contratação de três jogadores em Janeiro?

Tivemos que reforçar o plantel com 3 jogadores, com a colaboração e bom relacionamento com os clubes onde os jogadores estavam : Ouattara ( Montalegre), Gabriel Fraga ( FC Alpendurada) e Miguel Barandas (FC Felgueiras). Também o guarda-redes Ângelo, pelo facto do Gonçalo que estava a jogar por nós, ter sido chamado aos convocados da Desportivo de Chaves para os jogos da 1 Liga e o também o outro nosso guarda-redes Josemar, ter sido submetido a intervenção cirúrgica. Sylla e Edu, que estavam o jogar por nós, foram chamados á equipa principal flaviense.

Pode dizer-se que o Juventude de Pedras Salgadas conseguiu, ao longo e muitas épocas, o estatuto de clube de competição nacional?

O palmarés dirá isso. Vamos na 46 ª época de participação em provas oficiais. Contando, com a presença nos anos 90, na 3ª Divisão Nacional, participamos em  19 campeonatos nacionais e contando até ao ultimo jogo, disputamos um total de  590 jogos nesses campeonatos nacionais.

Muitas dificuldades ao longo dessas épocas?

Quando subimos para este campeonato, vamos na 11 ª época consecutiva, o grande objetivo seria conseguirmos a manutenção no final da primeira época, para reunirmos condições e o apoio do Município, para o arrelvamento e outras beneficiações do Estádio da Portelinha. Conseguimos ser o único clube que subiu dos campeonatos distritais e que se manteve, desde essa época inicial. A obra foi realizada, fica para sempre e além disso fomos conseguindo a manutenção neste campeonato. Certo, com muitas dificuldades, mas também com os apoios imprescindíveis do Município, da nossa Junta de Freguesia, do nosso Patrocinador Superbock Group (Agua das Pedras) e de parcerias com o GD Chaves, FC Vizela e empresa MNM dos ex. internacionais, Fernando Meira, Pedro Mendes e Nuno Assis. E o apoio dos nossos 370 sócios, muitos deles, presença constante nos jogos na Portelinha.

E o futuro no referente às atividades desportivas e diretivas?

Para já, aguardamos o finalizar desta época, quer do campeonato sénior, a 16 de Abril, onde esperamos mais uma vez conseguir o objetivo da manutenção. Prosseguirão em competição os escalões das camadas jovens, até final de Maio, que teremos em atividade, até final de Julho. Depois o mandato desta direção termina e os sócios terão a palavra, no momento e lugar próprio. Cientes estamos nós diretores, a começar por mim próprio, do longo, cansativo e desgastante tempo no Juventude, em que a motivação se vai perdendo. Seria mais que oportuno, o surgimento de novos responsáveis, com novas ideias. Esta terra, esta freguesia e o clube, ficariam gratos.

Quer deixar uma mensagem final?

O futuro importante é já no próximo domingo, às 16 horas, no jogo com o Vilar de Perdizes. Esperamos, e a nossa jovem equipa precisa, de um grande apoio dos nossos sócios e adeptos, neste jogo decisivo. Contamos com eles.