Todos os anos existem várias saídas no futebol português e este defeso não está a ser exceção. Nos clubes candidatos ao título ou restantes, são várias as perdas e, nesta fase, parece claro em muitos casos que não será fácil a substituição direta sem diminuição de qualidade.

 O FC Porto viu sair Vitinha, Francisco Conceição ou Fábio Vieira, o Sporting perdeu Sarabia e Palhinha o Benfica viu sair Darwin a maior figura da equipa na época passada. Contudo, se os três grandes têm poderio financeiro para se regenerar, trazendo nomes como Enzo Fernánez, David Nunes. Gabriel Veron, Trincão ou Bah, o mesmo não se pode dizer dos restantes. O SC Braga viu sair David Carmo e dificilmente o substituirá sem que a ausência se note, sendo que o Ricardo Horta seguir o exemplo o caso ficará bem mais bicudo.

 Por outro lado, a revelação Gil Vicente viu sair peças chaves como Samuel Linó, Pedrinho e Zé Carlos, sendo que a continuidade e Fran Navarro, o goleador da equipa, não está garantida. De resto, alargando a análise aos restantes clubes, podemos elencar várias transferências de peso e que enfraquece o nível do campeonato.

 O Santa Clara Lincoln, Cryzan e Morita para o Sporting, o Famalicão viu sair Pepê, Pickel, Bruno Rodrigues e Banza para o SC Braga, o Boavista transferiu Musa para o Benfica, Sauer e Porozo para o campeonato francês, o Arouca perdeu o goleador André Silva para o Vitória além de Leandro Silva e Thales, o Paços de Ferreira perdeu a dupla de centrais, Butzke e o guarda-redes André Ferreira, o Portimonense ficou sem Nakajima, mas apesar disso mantém uma base importante, tal como o Marítimo, o Estoril e o Vizela.

 Já os clubes que subiram de divisão estão a atacar bastante o mercado sobretudo Casa Pia e Chaves. Resta saber se até 31 de agosto tudo se manterá, nomeadamente em relação às grandes figuras, ou se elementos como Matheus Nunes, Grimaldo, André Franco ou Fran Navarro ainda podem deixar Portugal.

 Nota final para o Vitória SC, que começou bem uma época recheada e incógnitas. Os vimaranenses venceram n 1ª mão da 2ª pré-eliminatória da Conference League, dias depois de Pepa se demitir e Moreno assumir o leme. Ainda assim, apesar da saída do goleador Estupiñán, além de Rochinha e Rafa Soares, há razões para sorrir no Castelo com as entradas de André Silva Anderson, Jota Silva ou Villanueva.   

Orlando Fernandes