Um, dois, três: foi a conta que o Mondinense fez

O Mondinense FC deslocou-se ao reduto do Abambres SC e venceu por 3-0, num jogo a contar para a 15ª Jornada da Série B da Divisão de Honra da AF Vila Real. Uma vitória justa, esclarecedora e sem mácula.

Desde cedo se percebeu que a turma de Mondim de Basto vinha para impor o seu jogo, que ia procurar a vitória, a disputarem cada duelo como se fosse o último e a pressionarem alto (quase sempre a obrigarem o adversário a errar). A turma local limitava-se a defender e a viver de bolas longas.

As oportunidades foram surgindo, por remates de Miguel Pinto e um cabeceamento de Tuca.

O primeiro golo do jogo é apontado por Miguel Pinto, aos 33 minutos, numa excelente jogada individual pelo lado esquerdo, em que dribla dois adversários, vem para o corredor central e remata fora da área, num remate em que o guardião João Teixeira fica mal na fotografia.

Até ao intervalo Rodrigo Martins teve o 2-0 na cabeça, num cabeceamento em que apareceu sozinho dentro da área, após cruzamento de Tiago Fernandes.

Na etapa complementar vimos um jogo mais “feio”, com mais duelos, mais bola no ar e menos lucidez de ambas as equipas, mas com os comandados de Tiago Nogueira sempre a controlarem o jogo (e o resultado). A formação de Tiago Pinto não conseguiu fazer um único remate à baliza do Mondinense em todo o jogo.

A formação visitante teve dois remates perigosos por James Pokou, Andorra e Miguel Pinto.

O 2-0 apareceu já à entrada dos últimos 10 minutos: bola metida em profundidade, o guardião João Teixeira sai da baliza e tem o lance controlado, mas falha o corte, João Gomes ganha o ressalto e fica com a baliza deserta e bastou empurrar para o fundo das redes. Mais uma vez um erro do guardião local a resultar em golo e estava feito o “xeque mate” no jogo.

O Mondinense ainda chegou ao terceiro golo, por Tuca (89`), num bom golpe de cabeça, ao primeiro poste, após um canto de Miguel Pinto.

Um jogo com pouca emoção, em que o resultado nunca esteve em causa, que teve o guardião Gomes como vilão e Miguel Pinto como Homem do Jogo (golo, assistência e uma grande exibição de um jogador que encaixa como uma luva nesta equipa e que poderá resolver qualquer jogo).

O Abambres fica com missão praticamente impossível para ir à fase de subida, ao passo que o Mondinense deu um passo de gigante para cimentar o seu lugar nesta Série B e com “vista” para a fase de subida, numa altura em que cada jogo já é uma final.

Ficha de jogo

Jogo no Campo Dª Maria Lurdes Amaral, em Abambres.

Árbitro: Dylan Brito.

Abambres: João Teixeira, Alex Coelho, Cláudio, Bruno Teixeira, Diogo Fraga, Pedro Quiaios, Pedro Martins (Luis Mendes, 70), Gonçalo Canadas (Tomás Amaral, 70), Pedro Magalhães (Gonçalo, 85), Hugo Gaspar e Domingos Botelho.

Treinador: Tiago Pinto.

Mondinense: Cesar, João Brizida, Mauro, Tuca, Carlos Daniel, Andorra, Paulinho Botelho (Chico, 75), Tiago Fernandes (João Gomes, 75), Miguel Pinto, Ruben Couto (Adebayo, 84) e Rodrigo Martins (James, 66).

Treinador: Tiago Nogueira.

Ao intervalo: 0-1.

Golos: 0-1 Miguel Pinto (33), 0-2 João Gomes (83), 0-3 Tuca (89).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Magalhães (44) e Chico (83).

Por Luis Santos

Foto: Mondinense FC (arquivo)