Mondinense passa com distinção em Sabrosa

O Mondinense FC deslocou-se ao Campo da Feira Velha, reduto do UDC Sabrosa, e bateu a turma local por 2-0, em jogo a contar para a 24ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real. Uma vitória justa, Ivan Portilha foi o Homem do Jogo (1 golo e 1 assistência), com o jogo a ficar resolvido ainda no primeiro quarto de hora.

Antevia-se um encontro complicado para a equipa de Mondim de Basto, num terreno onde o Vila Real já havia perdido pontos, mas cedo se percebeu que a equipa da casa dificilmente iria conseguir pontuar. Os comandados de Francisco Lemos pegaram no jogo e a equipa da casa estava a jogar no seu meio-campo e a viver de bolas longas.

O primeiro golo apareceu aos 10 minutos, por Rooney, com um cabeceamento à “peixe”, após cruzamento (e grande jogada individual) de Ivan Portilha.

O 2-0 apareceu 5 minutos depois: cruzamento de 2ª linha de Sardinha e Ivan aparece sozinho na pequena área para empurrar a bola para o fundo da baliza de Rui Capela. Um golo de primeira e com classe.

A equipa forasteira podia ter chegado ao 3º golo, num canto de Sardinha que Mauro, mesmo saltando sem oposição, falha de forma incrível.

A equipa de Gabriel Peixoto por 2 vezes aproximou-se da baliza adversária, ambas após cruzamentos de Renato Campeão: uma delas a causar algum incomodo após um livre lateral e outra para cabeceamento fraco de Daniel Monteiro. O resultado era justo ao intervalo.

Na 2ª parte vimos um Sabrosa com mais bola e mais afoito junto da área mondinense, mas sem oportunidades de golo. Márcio Marques num livre indireto e num remate forte com defesa apertada do guardião César Lemos, teve as melhores oportunidades para os locais.

O jogo perdeu encanto e tornou-se demasiado físico, com muitos duelos, muitos contactos físicos, com pouca clarividência de ambas as equipas, mas com a equipa do Mondinense a conseguir gerir o resultado.

Aos 76 minutos a equipa da casa fica reduzida a 10 unidades, após 2º amarelo de Tiago Veiga e consequente vermelho, deitando por terra qualquer esperança caseira para poder reentrar na discussão do jogo.

O jogo acabou com a vitória justíssima do Mondinense, que assim mantém a liderança partilhada com o Vila Real, com 61 pontos. O Sabrosa na próxima jornada desloca-se ao terreno do Régua, ao passo que o Mondinense recebe o Cerva.

Por Luis Santos