José Manuel Viage, treinador do Montalegre, foi suspenso por um mês e multado em 510 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) devido a «declarações ofensivas da honra» numa publicação na rede social Facebook.

A secção não profissional do CD condenou o técnico José Manuel Viage “pela prática da infração disciplinar prevista e sancionada” no Regulamento Disciplinar da FPF, isto é, “declarações ofensivas da honra em publicação efetuada na rede social Facebook”, aplicando-lhe, “em consequência, a sanção de suspensão pelo período um mês” e, ainda, “a sanção de multa fixada em 510 euros”.

Este caso remonta a abril de 2022 e ao jogo entre Pevidém e Montalegre, da segunda jornada da fase de manutenção da Liga 3, que os barrosões perderam (3-1).

De acordo com o acórdão, «em data e hora que não se conseguiu concretamente apurar», José Manuel Viage fez uma publicação no seu perfil pessoal da rede social Facebook que incluía uma imagem do «lance que levou à grande penalidade assinalada» a favor do Pevidém, acompanhada por uma legenda onde afirmava estar «envergonhado» com o futebol português.

No entendimento do Conselho de Disciplina, “o arguido ofendeu a honra, consideração e dignidade, não só dos elementos da equipa de arbitragem, como também da FPF e violou os deveres de correção e urbanidade a que se encontra adstrito”, pode-se ler no acórdão.

Lusa