Continuam os altos e baixos do Montalegre

Barrosões fizeram uma boa primeira parte, com entrega, atitude e muita raça. Na etapa complementar, foi mais feliz o Fafe, fez um golo e assegurou o 9º lugar da tabela classificativa. O Montalegre ficou em 11º lugar. Transmontanos têm ainda seis jogos para provar que merecem ficar na Liga 3.

O Fafe entrou melhor nos primeiros instantes da partida. Logo à passagem dos dois minutos, Zé Diogo obriga Didi a defesa apertada pela linha de fundo. Na sequência do pontapé de canto, Lucas Mufalo abre o marcador num cabeceamento letal. A equipa minhota entrou praticamente a vencer…

Depois assistiu-se a uma boa reação do conjunto visitante. Aos 9 minutos, depois de um canto na esquerda, Marcelo Machado atira ao ferro da baliza do Fafe. O guardião João Gonçalo estava batido. Na primeira parte, o Montalegre teve mais posse de bola e mais alma.

Depois de inaugurar o marcador, Lucas Mufalo volta a ameaçar a baliza transmontana com um cabeceamento por cima. Em cima do intervalo, depois de empurrão dentro da área, o juiz da partida assinala grande penalidade a favor do Montalegre. Bruninho empatava o jogo a um golo. O intervalo chegava depois do golo barrosão.

Na etapa complementar, o Montalegre não esteve tão acertado.

Aos 52´, Gabi Pereira cria muito perigo com remate forte que sai ligeiramente por cima da trave. Responde Didi, com remate à figura de João Gonçalo. Na sequência de jogada de insistência, o Fafe está perto de passar para a frente do marcador, pois a bola sai perto do poste direito da baliza.

Aos 65 minutos, Viage refresca a equipa com as entradas de Diogo Teixeira, André Dias e Guilherme Pio. Mas é o Fafe que passa para a frente do marcador com um disparo forte e colocado de Pedro Ribeiro.

Os barrosões tentaram por todas as formas chegar ao empate. Aos 86 minutos, miraculosamente a bola não entra na baliza do Fafe. Aos 90+3´Didi é travado à margem da lei dentro da área. Ficou por assinalar grande penalidade.

A equipa de arbitragem teve vários erros, num jogo difícil de apitar, pois houve muito contacto. Os jogadores deram tudo. O Montalegre não vence há oito jogos, mas tem uma fase de manutenção para jogar. É importante fazer reset para a próxima fase. Descem duas equipas em cada grupo de manutenção. O Varzim arrancará com 8 pontos, o São João de Ver com 6, a AD Fafe com 4 e o Montalegre com 2 pontos. Seis jogos e 18 pontos ainda em despique. O sorteio realiza-se esta quarta-feira, 15 de março, pelas 17h30.

Luís Pinto, técnico do Fafe, deixou muitos elogios ao Montalegre: “A vitória ajusta-se bem contra um adversário muito poderoso. O Montalegre tem uma identidade muito própria, também pelo facto do mister estar na equipa há muitos anos”.

O treinador do Montalegre, José Manuel Viage, acredita na manutenção: “Na primeira parte estivemos melhor que o Fafe. Acabou a primeira fase, saio de Fafe com uma confiança total de que vamos ficar na Liga 3.”

Estádio Municipal de Fafe.

Árbitro: João Carvalho (AF Porto).

FAFE: João Gonçalo; Zé Diogo, Guilherme Ferreira, Lucas Mufalo e Álvaro Milhazes; Apolo (Vilson Caleir, 84′), Gabi Pereira (Nuca, 84′), Pedro Ribeiro e Isaac (Bruno Sousa, 76′); Bruno Monteiro (cap.) e Marcelo (Pedro Matos, 55′).
Suplentes não utilizados: Rafa Alves, Francisco Mendes, Patrão, Luka e Pedro Soares.
Treinador: Luís Pinto.

MONTALEGRE: Didi; Kiko, Manú (Edmilson, 73′), Rui Bruno e Luan (cap.); Bruno Guimarães (André Dias, 64′), Marcelo (Zack, 73′), Mané (Diogo Teixeira, 64′) e Rúben Neves; Didi e Bruninho (Guilherme Pio, 64′).
Suplentes não utilizados: Jeimes, Rohun, Victor Massaia e Baba.
Treinador: José Manuel Viage.


Disciplina: cartão amarelo para Marcelo (34′), Marcelo (46′), Bruno Sousa (81′) Rúben Neves (83′), Rui Bruno (86′), André Dias (92′) e Kiko (94′).

Golos: 1-0 por Lucas Mufalo (3′), 1-1 por Bruninho (g.p. 47′), 2-1 por Pedro Ribeiro (68′).

Por Nuno Carvalho

Foto: CDC Montalegre