O Sport Clube de Mirandela venceu na tarde deste domingo a V edição da Taça Transmontana em futebol sénior masculino ao derrotar o Sport Clube de Vila Real, por 3-1, em jogo disputado no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.

O primeiro troféu oficial da temporada opôs o vencedor do distrital da Associação de Futebol de Vila Real na época passada, o SC Vila Real e o SC Mirandela, vencedor do campeonato da Associação de Futebol de Bragança na última época desportiva.

Num jogo com duas partes distintas e com uma excelente moldura humana, a formação do nordeste trasmontano superiorizou-se, mormente na primeira parte, período onde começou a construir o triunfo, com o golo de Henrique aos 27 minutos.

Na segunda parte, Nuno Barbosa mexe no xadrez, deixa ficar no balneário o defesa Óscar Barros e lança no jogo um homem de ataque Borssato. A equipa alvinegra cresceu, foi mais ofensiva, mas a expulsão de Soares (segundo amarelo) e o golo de Moubarak aos 81 minutos, vieram condicionar de certa forma as aspirações dos vila-realenses, que mesmo com estes condicionantes não desistiram da disputa do resultado. André Azevedo já em tempo de compensação, aos 90’+3, reduziu e relançou as esperanças dos “Lobos do Marão”, mas um minuto depois, Moubarak bisou e fechou as contas da partida.

O SC Mirandela tornou-se assim a primeira equipa da AF Bragança a conquistar o troféu, já que, nas quatro edições anteriores, as equipas da AF Vila Real superiorizaram-se, com os triunfos de Mondinense, Chaves Satélite, Sport Clube de Vila Real e GD Vilar de Perdizes.

Esta V edição da Taça transmontana em futebol sénior masculino teve cariz solidário. Os bens angariados, roupa, alimentos e material escolar, vão ser entregues ao Centro de Apoio Temporário Raio de Sol da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

Jogo no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.

SC Mirandela – SC Vila Real, 3-1.

Árbitro: Christian Rodrigues (AF Bragança).
Assistentes: Nuno Augusto e Carlos Mendes.

SC Mirandela: Rafa Pires, Gianluca (Pedro Vergueiro, 85), Chico Mendes, Amorim, Edilzo, Macky (Matos, 70), Diego Parini, Alex Machado (Salvador, 60), Afonso (Kingsley, 70), katurra (Moubarak, 70) e Henrique.
Treinador: André Irulegui

SC Vila Real: Nuno Silva, Óscar Barros (Borsatto,45), Luís Henrique, Gustavo, Soares, Tomás (Paixão, 78), Musa, Simãozinho (Gui, 70), André Azevedo, Nicolatti e Miguel Pinto (Diogo Matos, 78).
Treinador: Nuno Barbosa.

Ao intervalo: 1-0.

Golos: 1-0, Henrique (27). 2-0, Moubarak (81). 2-1, André Azevedo (90+3). 3-1, Moubarak (90+4).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Simãozinho (13), Soares (53 e 74), Gianluca (76), Moubarak (90) e Musa (90+8). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Soares (74).

Texto: Luis Roçadas

Fotos: AFB e Tamára Silva