As equipas femininas de voleibol do SC Vila Real participaram num evento internacional de formação, em Espinho (AMB Volleyball Cup 2022), numa comitiva de 35 pessoas, com três equipas de Infantis, Iniciadas e Juvenis, quatro treinadores e um fisioterapeuta.

As atletas obtiveram o 5º lugar, o 11º e 17º lugares, respetivamente, num limiar de 98 equipas, após seis dias de evento, com cerca de 6000 pessoas envolvidas, com equipas portuguesas e de todo o Mundo. 

Com uma média de três jogos disputados por dia, as equipas femininas ficaram alojadas em escolas, jogaram em vários pavilhões na zona de Espinho e arredores, com atividades sociais, culturais, gastronómicas e desportivas. 

Primou pela excelência de uma gestão única, na qual durante seis dias, a cidade de Espinho foi comtemplada com grupos enormes de jovens, onde reinou a boa disposição, a camaradagem e o convívio.

Este evento foi organizado pela Academia Maia & Brenha Associação Desportiva, com ex-atletas olímpicos portugueses de voleibol de praia, presentes em três Olimpíadas (1996, 2000 e 2004) e responsáveis por este excelente exemplo de organização.

Apesar de um interregno de dois anos consecutivos, a organização voltou a ter um evento com uma logística profissional. Os jogos começavam pelas 9 horas da manhã e terminavam por volta das 23h, sempre a funcionar continuamente, com árbitros, sempre com muita assistência, pais, muitos curiosos, e sempre com um ar de desportivismo, camaradagem entre os jovens e com um envolvimento saudável.

No próximo fim de semana, Espinho voltará a ser o palco mundial do Voleibol de praia. Onde o Miguel Maia e o João Brenha fizeram a sua história Olímpica. Espinho receberá o Volleyball World Beach Pro Tour, uma etapa com atletas olímpicos e do circuito mundial.