Alunos da especialização de Voleibol, da Licenciatura de Ciências de Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da UTAD, visitam a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) no Porto e participam e aprendem no Estágio da seleção Portuguesa de Voleibol sénior feminina em Santo Tirso.

A participar na European Silver League da Confederação de Voleibol Europeia, a seleção está a preparar a participação na fase de qualificação para o Campeonato da Europa, ao mesmo tempo que apura o vencedor para a Golden League do ano seguinte. 

​Os alunos visitaram a FPV, com o Prof Teodemiro, onde ficaram a par de como funciona toda a organização e gestão de uma Federação Desportiva, sendo esta responsável por toda a organização da modalidade de Voleibol em Portugal e o que nela está inserida. Ao mesmo tempo estiveram presentes nas sessões de treinos da manhã (10h – 12.30h) e tarde (16 às 19h), onde puderam participar de uma forma ativa, na observação, análise e questionamento junto da equipa técnica da seleção, Professores Hugo Silva e Carlos Prata, e das jogadoras da seleção, onde puderam aprender, esclarecer e intervir de uma forma indireta no treino.

Com esta visita, estes alunos que são treinadores de formação no clube SCVR, de Vila Real e formados no 3º ano – especialização em Jogos Desportivos coletivos – Voleibol, da licenciatura de Ciências de Desporto da UTAD, acabam um ciclo e onde ficaram por dentro de todo o funcionamento de alto rendimento da modalidade de voleibol, e toda a implicação que tem nestas atletas, de treinos bi-diário (duas vezes por dia), uma média de 5,5h de treino técnico-tático e 1,5h de treino físico diário, perfazendo uma média 7h de trabalho efetivo por partes destas atletas.

Para se chegar a este nível, muitas destas atletas, também são alunas, o que mostra bem a importância do treino, competição e do foco que o Desporto cria nas vidas destas atletas para o sucesso e para a vida.