Cinco equipas na fuga a dois lugares

Falta apenas uma jornada para terminar o Campeonato de Portugal e na Série A, onde participam as equipas transmontanas a luta pela manutenção continua ao rubro. Ribeirão, Mirandela e Portosantense já foram despromovidos, falta agora saber quais são as outras duas equipas que irão também cair para os respetivos campeonatos distritais.

A série A é sem duvida a mais disputada de todas e no que concerne à manutenção, existem cinco equipas que, ainda não têm garantida a continuidade no Campeonato de Portugal para 2024/25: Montalegre, Sandinenses, Vila Real, Marítimo B e Vilar de Perdizes, estão separados por escassos três pontos.

Abaixo da linha de água à partida para a derradeira jornada está o Vilar de Perdizes e o Marítimo B, porém o Vila Real, Sandinenses e Montalegre, também vão ter que fazer pela vida.

As contas estão assim:

7.º: Montalegre, 34 (manutenção)
8.º: Sandinenses, 34 (manutenção)
9.º: Vila Real, 32 (manutenção)
10.º: Marítimo B, 32 (descida ao distrital)
11.º: Vilar de Perdizes, 31 (descida ao distrital)

Antes de mais, é importante conhecer os critérios de desempate, em caso de igualdade de pontos. Primeiro, conta o número de pontos alcançados pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si. Em segundo lugar, está a maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si. O terceiro fator é o maior número de golos marcados no estádio adversário, nesses mesmos jogos.

Em quarto lugar, está a maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes em toda a competição. Em quinto, o maior número de vitórias no campeonato. Por fim, o maior número de golos marcados em toda a competição.

Relativamente às equipas transmontanas do Montalegre, Vila Real e Vilar de Perdizes, o panorama é o seguinte:

O Montalegre salva-se se:

– vencer

– empatar

– perder e Vilar de Perdizes e Vila Real não vencerem

O Vila Real salva-se se:

– vencer

– empatar e Vilar de Perdizes, Marítimo B e Sandinenses não vencerem

O Vilar de Perdizes salva-se se:

– vencer

Resta ver quem será o mais forte entre os mais “fracos”, a partir das 15h00 de domingo.

Vila Real – Tirsense
Vilar de Perdizes – Marítimo B
Sandinenses – Montalegre