CDC Montalegre venceu e aproximou-se do topo da tabela classificativa

A equipa barrosã bateu o Dumiense e ganhou pontos aos rivais de cima; foi uma grande jornada para a equipa transmontana.

Jogo bem disputado entre transmontanos e minhotos.

No primeiro quarto de hora, o equilíbrio foi a tónica, com as duas equipas sempre de olhos postos nas balizas.

Depois dos quinze minutos, o Montalegre teve mais bola e oportunidades de golo.

André Dias fez o primeiro aviso à baliza contrária, mas o disparo saiu  ligeiramente por cima.

O camisola dez transmontano era o combustível ofensivo, a equipa jogava bem e chegava com grande qualidade à área adversária. Aos 27´, André Dias assiste Alex Reis, que remata com força, mas ao lado.

À meia-hora de jogo, David Santos, em posição privilegiada, atira por cima; foi a melhor situação de golo dos barrosões em toda a primeira parte…

A fechar o primeiro tempo, Pedro Fernandes remata forte e ligeiramente ao lado da baliza de Pio. Foi a melhor situação dos de Dume, Braga, nos primeiros 45 minutos. Ao intervalo o 0-0 era um pouco enganador, já que o encontro merecia golos.

O início da etapa complementar foi muito parecido ao da primeira parte, as duas equipas a encaixar muito uma na outra e sem grandes situações de perigo.

O Montalegre e o Dumiense procuraram sempre um futebol ofensivo e João Araújo atira à barra da baliza transmontana.

A resposta barrosã foi avassaladora: André Dias fez um grande golo, em disparo forte e colocado, aos 66 minutos; três minutos volvidos, Alex Reis faz o 2-0.

O Dumiense tremeu, mas não desistiu.

Aos 81´Pedro Marques atirou ao lado, responde o jovem Riça, que tinha entrado, com remate bem perigoso à baliza de Pedro Costa.

Em cima dos 90´Pedro Marques atira por cima e João Araújo encurta distâncias, num golo em que o fiscal de linha levantou e depois baixou a bandeirola, e a equipa do Montalegre parou…

Os orientados por Tony bem protestaram, mas o golo subia ao marcador…

O Montalegre adormeceu um pouco à sombra do 2-0…

Aos 90+5´, precisamente no último minuto de compensação, o Dumiense faz o 2-2 por João Araújo, todavia o golo foi anulado por alegada falta sobre o guarda-redes Pio. Diga-se que o juiz de Viana apita antes da bola entrar. O banco do Dumiense excedeu-se nos protestos e o seu treinador, Fábio Oliveira, acabaria expulso. Foi um final de jogo envolto em polémica…

O treinador do Montalegre, Tony da Silva, frisa que ”foi um jogo equilibrado, provámos mais uma vez que tivemos espírito barrosão. No fim, na minha opinião, facilitámos. Somos justos vencedores.”

Luís Ferraz, treinador-adjunto do Dumiense, diz que a equipa merecia mais: “Acima de tudo, salientar o espírito de grupo do Dumiense. Estamos muito orgulhosos do que fizemos aqui. Fizemos um jogo espetacular, uma entrega gigante. É um ponto que nos tiraram”. Ferraz considera mal anulado o golo aos 90+5´.

Texto: Nuno Carvalho

Jogo no Estádio Dr. Diogo Vaz Pereira, em Montalegre.

Árbitro: João Loureiro (AF Viana do Castelo).

Montalegre: Bruno Pio, Edu Machado ©, David Santos, Douglão, Zack, Tiago Luís (David Moura 57), Rúben Neves, André Dias (Maurício 76), Nuno Machado (João Riça 84), Isaac Boakye (Angola 57) e Alex Reis (Diogo Carvalho 84).

Treinador: Tony da Silva.

Dumiense: Pedro Costa, Jota Oliveira, Igor Santos, João Paulo, Pedro Lopes, Bruno Silva, Pedro Fernandes, Alex Freitas (Gonçalo Botelho 75), Joel Marques (Dica 62), João Araújo e Pedro Marques.

Treinador: Fábio Oliveira.

Ao intervalo: 0-0.

Golos: 1-0 André Dias (66), 2-0 Alex Reis (69), 2-1 João Araújo (90+1).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Luís (12), André Dias e João Paulo (74), Douglão (86), Rúben Neves (90+1). Cartão vermelho para Fábio Oliveira, (treinador do Dumiense). (90+5)

Foto: CDC Montalegre