O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, o vila-realense Delmino Pereira, foi eleito, na noite de terça-feira, vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo (UIC). A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Constituinte do novo organismo, informou a entidade federativa.

A reunião que fundou a UIC aconteceu no Panamá, onde decorrem os Campeonatos Pan-Americanos de Ciclismo. O novo organismo internacional e intercontinental de ciclismo agrupa as federações europeias de Portugal, Espanha e Andorra, assim como as federações de ciclismo ibero-americanas, africanas e asiáticas de língua oficial portuguesa ou castelhana.

Participaram 28 países na reunião fundadora e na votação do primeiro Comité Diretor, que terá como presidente o cubano José Manuel Peláez. O 1.º Vice-Presidente é o panamiano Vicente Carretero. O espanhol José López Cerrón é o vice-presidente para a área hispânica e Delmino Pereira é o vice-presidente para a área dos países de língua oficial portuguesa.

Além de Portugal, participaram na Assembleia Geral Constituinte mais oito federações de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 

O português e o castelhano são as línguas oficiais da UIC, cuja sede oficial é em Madrid, nas instalações da Real Federação Espanhola de Ciclismo.

Além de vice-presidente da recém constituída UIC, Delmino Pereira é também vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), presidente da Comissão de Ciclismo de Estrada da UEC e membro da Comissão de Ciclismo de Estrada da União Ciclista Internacional (UCI).

Fonte: FPC