Em 2013 o Concelho de Vila Pouca de Aguiar teve um ano brilhante no futebol sénior masculino, pois duas das suas equipas conquistaram 3 títulos distritais.

Na temporada futebolística de 2012/2013 o Juventude de Pedras Salgadas conquistou a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR).

A equipa de Pedras Salgadas foi a equipa com menos derrotas (3), a defesa menos batida com 15 golos sofridos, sagrando-se campeã com mais 1 ponto do que o segundo classificado.

Há 10 anos atrás Jorge Barroso, era e ainda é presidente do clube e recorda que “…Na altura tínhamos já uma equipa com uma certa consistência, tínhamos um plantel bastante bom..”. O dirigente recorda o último jogo do campeonato em Mesão Frio porque “…Uma grande multidão das Pedras acompanhou a equipa, foi realmente um jogo histórico que ficou na memória de todos nós…uma multidão de muitas centenas…estiveram sempre com a equipa…esse jogo e o campeonato consequentemente terminou em festa para o Juventude de Pedras Salgadas, num dos dias mais gloriosos que tivemos da história do clube…”.

Assim o Juventude de Pedras Salgadas subiu de divisão que teve várias designações e atualmente é o Campeonato de Portugal, nunca mais tendo descido de divisão.

Nessa temporada o Sport Clube Vila Pouca de Aguiar (SCVPA) conquistou a Taça Distrital da AFVR depois de afastar o Montalegre após grandes penalidades, o Valpaços, o Noura após grandes penalidades e na final o Sport Clube Vila Pouca de Aguiar venceu o Ribeira de Pena por 2-1, após prolongamento.

Para Filipe Nascimento, presidente naquela época e atualmente também, essa “…Foi uma época Sui generis e atípica porque o Sport Clube Vila Pouca tinha ido à falência em 2006…nós reativamos o clube e iniciámos um novo projeto…”. e sobre a final admite que “…Nós não éramos de todo favoritos também na final…mas eu acho que na altura o grande segredo do Sport Clube Vila Pouca foi a união da equipa técnica, dos jogadores, foi a raça, foi o querer…às vezes aquele esforço extra é muito importante nesse tipo de jogos e acho que foi isso que fez a diferença…”.

Filipe Nascimento recorda a grande festa pela conquista da taça, e o apoio dado pelos adeptos e comunidade aguiarense pois “…Os jogos da taça são jogos especiais, as finais ainda mais…é sempre bom ganhar, ainda para mais depois de um regresso, de uma interrupção de atividade como foi aquela que sucedeu…”.

Nesse ano de 2013 disputou-se a Primeira Edição da Supertaça Sequeira Teles que opôs o vencedor da Divisão de Honra ao vencedor da Taça Distrital, o jogo foi disputado no Concelho de Vila Pouca de Aguiar e pelas circunstâncias existentes, o troféu aí permaneceria. O Juventude de Pedras Salgadas venceu o SCVPA por 3-2.

Há uma década atrás, em 2013, estas duas equipas conquistaram esses 3 troféus que passaram a abrilhantar ainda mais o futebol aguiarense. 

Jorge Moutinho