Mondinense vence dérbi concelhio diante do Atei e apura-se para a fase de subida

O Mondinense venceu, este domingo, no Campo do Pombal, o dérbi concelhio de Mondim de Basto ,ao derrotar o Atei, por 1-3.

A primeira ocasião de perigo foi para a equipa da casa e saíu dos pés de Kurany, que serviu Rúben Silva à entrada da área mas rematou ao lado da baliza, quando estavam decorridos 12 minutos.

Volvidos 10 minutos, o mesmo Kurany cria nova oportunidade, mas o remate saiu por cima da baliza de César Lemos.

Respondeu o Mondinense por Brizida (29), na primeira oportunidade clara para os visitantes, mas o remate saíu por cima da baliza do guardião Barroco.

Aos 34 minutos, Tuca, faz juz à sua qualidade de técnica quando lançou Adebayo em profundidade para explorar as costas da defensiva do Atei, mas este na cara do Guardião Barroco, rematou com pouca força e permitiu a defesa do guardião da equipa da casa, no entanto na recarga, Rúben Couto tentou finalizar de novo mas Barroco, levou novamente, a melhor sobre os atacantes Mondinense.

Na pasagem do minuto 37, foi a vez do guardião forasteiro, Cesar Lemos, apostar na profundidade e lançar em velocidade Adebayo, que faz cruzamento rasteiro para Rúben Couto encostar e fazer o primeiro golo da tarde, no campo do Pombal para delírio do s muitos adeptos do Mondinense , que se deslocaram ao campo do pombal.

No regresso das cabines, o centrocampista da casa, Lipinho, efetua um remate de belo efeito, obrigando César Lemos a realizar uma defesa apertada para canto. Na sequência do canto, batido por Gabi a defesa do Mondinense corta a bola de cabeça, contra o seu próprio poste.

Aos 50 minutos há um livre para o Mondinense, batido por Tuca, permitindo uma defesa tranquila ao Guardião Barroco.

Volvidos 11 minutos e quando estavam decorridos 61 minutos, o defesa Gonçalo isolou, o médio Mondinense, Gomes, que ao querer isolar-se na cara do guardião anfitreão, a defensiva do Atei, cortou a bola de forma ineficaz, mas Gomes na sua insistência ganha novamente a bola e remata por cima da baliza do Atei.

Aos 66 minutos, o e ex-Atei, Rúben Couto, assiste em profundidade o recém entrado e também ex-Atei, Botelho, que de primeira surpreende Barroco e faz o segundo golo da tarde, ampliando a vantagem do Mondinense no jogo.

Aos 70 minutos, o mesmo Botelho, do meio da rua, tentou novamente surpreender o guarda redes adversário, mas a bola passa por cima da baliza de Barroco.

Ao minuto 75, o defesa central da casa Giga, recupera a bola no meio campo e de forma controlada leva a bola para a frente e lança Dani, que tenta surpreender o experiente guarda Redes do Mondinense, mas o esférico saiu ao lado da baliza de César Lemos.

Ao minuto 78, livre executado por Kurany, mas a bola passou muito próximo da trave.

No minuto seguinte, Carlos, tenta surpreender Barroco mas o remate sai ao lado da baliza da equipa da casa.

Ao minuto 85, Kurany, rouba a bola à defesa adversária, entrando na área mas não conseguiu dar a melhor direção ao remate que saíu ao lado da baliza Mondinense defendida por César Lemos.

No minuto seguinte, a defensiva Mondinense recupera a bola, a mesma sobra para Couto que tabela com Botelho, que coloca a bola por cima da defesa do Atei e Chico remata para o 0-3. Mais um golo do Mondinense e de novo um antigo jogador do Atei.

No segundo minuto do tempo de compensação, o centrocampista Rúben Silva, lança Paulinho na linha , este executa o cruzamento para a área mas a bola toca na mão de um defesa do Mondinense e o árbitro André Santos assinala penálti, que Rúben Silva aproveitou para reduzir e fixar o resultado em 1-3.

Com este triunfo, o Mondinense apurou-se para a fase de subida, quando ainda falta um jogo para terminar a fase regular da Divisão de Honra da AF Vila Real.

Na próxima jornada o Mondinense recebe o Mesão Frio e o Atei viaja até à cidade da Régua pra enfrentar o Fontelas.

Foto e texto: Zé Carlos