O FC Santa Marta recebeu o Vidago e venceu por 3-1, qualificando-se desta forma para as meias-finais da Taça AFVR. Um resultado justo da única equipa que fez por merecer a passagem (Vidago apenas reduziu aos 89 minutos), e que teve em Mica o jogador mais valioso da partida, com 3 assistências e uma exibição para mais tarde recordar.

A turma penaguiota desde cedo mostrou ao que vinha, a procurar impor o seu jogo no meio-campo adversário, com mais volume de jogo, com mais chegada ao último terço, onde ficava sempre a falhar o último passe ou o remate final.

No entanto, a primeira oportunidade da tarde foi para o Vidago: Pedro Guedes lança uma bola longa para dentro da área e Tiago Carneiro tenta fazer golo num remate de primeira, seria um grande golo, o guardião Pedro Rodrigues nem se mexeu, mas a bola passou junto ao poste.

Á passagem do minuto 28, o Santa Marta abre o marcador: bola em profundidade de Bruno Ribeiro, o central Hugo Meireles tem a bola “controlada”, mas Mica não desiste, “rouba-lhe” a bola, entra dentro da área e assiste Márcio Marques, que só teve de encostar para o primeiro da tarde.

Até ao intervalo a toada de jogo manteve-se, a equipa da casa com o controlo do jogo e os comandados de Gabriel Peixoto completamente amorfos, apáticos e macios, sem conseguir causar qualquer tipo de perigo, a perderem os duelos e as segundas bolas, a não conseguirem jogar.

A segunda parte trouxe uma pequena reação da formação vidaguense, com mais bola, mas sem oportunidade, com os comandados de Justino Ribeiro a controlarem com alguma facilidade as investidas à sua baliza.

O Santa Marta chega ao 2-0 logo depois (61´): Mica recebe na linha lateral, dribla dois adversários, entra dentro da área e serve Júlio Neiva, que só teve de encostar para a baliza.

Alguns minutos volvidos fica um lance que marca a tarde da juíza Cristina Amaral: fica um cartão vermelho por mostrar a Diogo Lopes, guarda-redes do Vidago, após ter defendido uma bola com a mão fora da área (junto ao banco de suplentes), numa altura em que já tinha sido driblado por Júlio Neiva, que ficava com a baliza deserta (acabou por ganhar o ressalto e nem falta sequer foi assinalada). Alguns jogadores penaguiotas saíram amarelados desse lance por protestos.

Aos 77 minutos, surge o 3-0 para os locais: Mica é lançado em profundidade, dribla um adversário, entra na área e serve Gabi Guedes, que só teve de encostar para a baliza. Foram três golos tirados a papel químico, todos de encostar após grandes jogadas individuais de Mica.

O Vidago consegue reagir por Gabi, num tiro fora da área, para defesa apertada do guardião Pedro Rodrigues. Logo depois foi Hugo Meireles a cabecear à trave, na sequência de um pontapé de canto.

O golo mais vistoso da tarde acabaria por chegar, já em cima do minuto 90, para o Vidago, por Daniel Monteiro, num pontapé de bicicleta, já dentro da área. Um golo espetacular, num gesto técnico que apanhou de surpresa a equipa da casa.

O Santa Marta venceu sem mácula, marca presença na meia-final da Taça AFVR, juntando-se ao Valpaços, Régua e Sabroso.

Jogo no Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Santa Marta – Vidago, 3-1.

Árbitro: Cristina Amaral.

Santa Marta: Pedro Rodrigues, Bruno Sul, Samuel, Nuno Peixoto, Tozé, Bruno Ribeiro (Gabi Guedes, 71), Paulo Machado (Nuno Pinto, 87), Jorge Cardoso, Júlio Neiva (Jokito, 71), Mica (Amaral, 87) e Márcio Marques (Luís Souza,83) .

Treinador: Justino Ribeiro.

Vidago: Diogo Lopes, Tiago Carneiro (Lage, 66), Solas (Pedro Pereira, 84), Hugo Meireles, Daniel Monteiro, Juninho, Ricardo Faria, Francisco Delgado, Pedro Guedes (Joel, 66), Gabi e Igor Sevivas.

Treinador: Gabriel Peixoto.

Ao intervalo: 1-0.

Golos: 1-0 Márcio Marques (28), 2-0 Júlio Neiva (61), 3-0 Gabi Guedes (77), 3-1 Daniel Monteiro (89).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Ribeiro (43), Tozé (66), Juninho (66), Pedro Rodrigues (75) e Jokito (78).

Por Luis Santos