Após superar um problema de saúde, que o levou a deixar o comando técnico do Montalegre, clube da série A do Campeonato de Portugal, Tony da Silva, volta ao ativo e está a caminho do Poli Iasi da Roménia.

O técnico barrosão, de 43 anos, está de malas aviadas para a Roménia, uma vez que assumirá o comando técnico do Poli Iasi, atual sétimo classificado do grupo de manutenção, em zona de play-off de despromoção.

A garantia foi dada à imprensa romena pelo presidente do Poli Iasi, Cornel Sfaiter, que não perdeu tempo a analisar hipotéticos candidatos. Cerca de meio-dia depois de oficializar a saída de Leo Grozavu, Sfaiter anunciou o sucessor.

«Tivemos de agir rapidamente, a fim de tirar a equipa desta situação. O novo técnico terá tempo para preparar a partida com o U. Craiova. Tenho recebido muitas referências positivas sobre o Tony. Mantém o espírito de luta que apresentava como jogador, tem a licença [UEFA] PRO, aprendeu com grandes técnicos em Portugal e está preparado para melhorar», explicou o presidente do clube romeno.

“O facto de falar romeno e outras línguas internacionais e de ter acompanhado sempre o nosso campeonato, mantendo-se a par de tudo o que acontece, também fez uma enorme diferença. Estou confiante que o Tony será um De Zerbi da Roménia”, acrescentou Sfaițer.

Na Roménia, Tony da Silva, terá a missão de livrar o Poli Iasi da despromoção. O sétimo classificado leva 17 pontos, em igualdade pontual com o Voluntari (6.º), mais um para o U. Craiova (8.º), mais dois para o D. Bucaresti (9.º) e mais três face o Botosani (10.º). Num grupo composto por 10 equipas, o lanterna vermelha e penúltimo são automaticamente despromovidos.

Na próxima jornada, precisamente diante do U. Craiova, Tony da Silva terá um teste exigente, em casa. Partida agendada para 8 de abril (segunda-feira).