O único golo da partida, marcado por André Azevedo aos 90+6 minutos, garante a continuidade do SC Vila Real no Campeonato de Portugal e impede o Tirsense de chegar ao segundo lugar da tabela.

O SC Vila Real assegurou, este domingo, a permanência na série A do Campeonato de Portugal, ao receber e vencer o Tirsense por 1-0, em jogo da 26.ª e última jornada da prova.

O jogo era decisivo para ambas as equipas: uma vitória do Tirsense dava acesso à Fase de Subida à Liga 3, uma vitória do Vila Real dava a manutenção no Campeonato de Portugal. O ambiente era tenso e o público não faltou à chamada ao Campo do Calvário, que estava complemente lotado.

A equipa forasteira assumiu as despesas do jogo, a circular bola e a impor o seu jogo, com o “Bila” mais cauteloso e a jogar no contra-ataque.

Yuk tem a primeira oportunidade para a equipa que viajou de Santo Tirso, isolou-se, mas o guardião da equipa da casa, Madureira levou a melhor.

Na resposta dos alvinegros, André Azevedo fica em boa posição à entrada da área, depois de intercetar um mau passe forasteiro em zonas adiantadas, mas remata para defesa apertada de Fábio Cruz.

Até ao intervalo não se registaram mais lances de perigo, mas com ligeiro ascendente para os visitantes.

Na etapa complementar a toada de jogo manteve-se, com o Tirsense a criar oportunidades, mas apenas através de remates de fora da área (por Gil, Pimenta e Rúben Moura), para boas intervenções de Madureira.

Nos descontos tivemos um lance flagrante para o “Bila”: canto para o Tirsense, Madureira agarra a bola e lança para um contra-ataque fantástico e que Liberal falha já dentro da área com o guardião forasteiro.

Segue-se depois o momento da tarde, no último lance do jogo: canto para o Tirsense, que precisava de ganhar para tentar a subida, solicita a subida à área adversária do seu guarda-redes, para atacar a bola, mas deixa a baliza completamente desprotegida. Na sequência desse canto, Madureira agarra a bola e lança André Azevedo, que conduz a bola e remata para uma baliza deserta, levando o campo do calvário a uma explosão de adrenalina e loucura. Um momento inacreditável, digno de um filme, protagonizado pelo capitão do Vila Real, um filho da terra.

O Vila Real consegue a manutenção, fez uma segunda volta magistral, com mais de 20 pontos conquistados e com dado absolutamente brilhante: nos últimos 10 jogos apenas sofreu 1 golo. Muito mérito da equipa técnica de Nuno Barbosa, que mais uma vez consegue uma manutenção ao serviço dos alvinegros (curiosamente outra vez na última jornada, a vencer por 1-0, com um golo de André Azevedo). O futebol e o destino também andam de mãos dadas, e hoje a o Vila Real teve a ponta de sorte que tantas vezes lhe faltou noutras alturas na época.

Por Luis Santos.

Foto: Tamára Silva