O Sporting tem estado ativo no mercado e foi mesmo o primeiro clube a mexer neste defeso. St. Juste é uma aposta forte de toda a estrutura, sendo mesmo o central mais caro da história dos verdes e brancos (9,5 milhões de euros). O neerlandês procurará deixar uma marca semelhante a Stan Vakckx, compatriota que competiu nos leões nos anos 90, sendo um defesa que se notabiliza pela velocidade, força nos duelos e capacidade para levar a equipa para a frente em condução. É, por isso, um central que também se enquadra nas ideias ofensivas de Rúben Amorim, um pouco à semelhança do que faz Matheus Reis no centro-esquerda. A dúvida reside o seu estado físico, na medida em que o ex-Mainz tem acumulado várias lesões, nomeadamente no ombro, algo que o obrigou a parar quase toda a época passada.

 Por outro lado, Morita e Rochinha são aquisições com selo de futebol português. Perfeitamente ambientados ao nosso campeonato e com demonstração de qualidade em clubes que têm lutado pelo acesso à Europa, chegam para aumentar a profundidade do plantel e provar que podem lutar por um lugar ao sol.

 O japonês será o novo ´6´e, por isso, terá a missão de fazer esquecer João Palhinha, transferido para o Fulham, de Marco Silva, por 20 milhões de euros. O internacional português tem um perfil bastante distinto de Morita, sobretudo a nível físico, mas a SAD leonina acredita que Ugarte dará conta do recado, depois do talento mostrado em 2021/22, e que o ex-Santa Clara estará à altura de o substituir, podendo ainda ser alternativa a Matheus Nunes a ´8´. Já Rochinha terminava contrato com o Vitória em 2023 e acabou por ser uma oportunidade de negócio, pelo que deverá ser a alternativa mais direta a Pedro Gonçalves. Traz técnica, drible e facilidade no remate, sendo que a experiência nos vimaranenses e no Boavista confere-lhe algum traquejo.

 Nota também para as chegadas de Franco Israel, proveniente da equipa Sb-23 da Juventus e que deverá ser a sombra de Adán, ao passo que o jovem Diogo Abreu terminou contrato com o FC Porto e irá começar na equipa B leonina. Nas saídas, registo ainda para o empréstimo de Gonçalo Esteves ao Estoril, onde deverá ter mais chances para competir, e para a venda de Gonzalo Plata ao Valladolid.

 Terminamos com Francisco Trincão, que deve assinar brevemente e ser uma espécie de sucessor de Pablo Sarabia, que deixou saudades nos adeptos.

Orlando Fernandes