Na tarde deste Domingo, o futebol reinou e superiorizou-se ao mau tempo.

Os adeptos e sócios de ambas as equipas marcaram presença e encheram por completo as bancadas do Municipal de Mondim de Basto para assistir ao eterno derby de Mondim de Basto entre o Mondinense e o Atei.

A turma da casa entrou a mandar no jogo, controlando as operações do jogo, e logo aos 5 minutos, o atacante Manichy entra na área com a bola controlada e tenta o remate, contudo Gabi corta a bola no momento certo.

A toada ofensiva dos anfitriões mantinha-se e Botelho, num remate forte, envia a bola por cima da baliza de Barroco.

Volvidos 5 minutos o mesmo Botelho recebe a bola, dribla a defensiva visitante, entra na área e no cara a cara com Barroco atira, novamente, ao lado.

Aos 20 minutos da primeira parte, num canto exemplarmente batido por Tiago Fernandes, o centrocampista do Mondinense, Carlos Daniel responde da melhor forma e adianta a equipa da capital do concelho, no marcador, fazendo o 1-0.

Na passagem da meia hora de jogo, numa réplica do canto que originou o primeiro golo do desafio, novamente Carlos Daniel em boa posição, mas desta vez, atira por cima da baliza.

O jogo foi para intervalo com os anfitriões a justificar a vantagem no marcador, através da superioridade nos diversos momentos de jogo do primeiro tempo.

No regresso das cabines, a equipa que viajou de Atei, equilibrou as operações do encontro nos primeiros momentos da etapa complementar.

Contrariando o equilíbrio deste segundo período, e logo à passagem do segundo minuto Paulinho cruza, no entanto, Tiago falha o remate.

Nesta toada de equilibrio da etapa complementar, na passagem do minuto 12 e através de um canto para o Atei, inicialmente com a defesa Mondinense a superiorizar-se e retirar a bola da sua área defensiva, o centrocampista visitante, Rúben, recebe a bola fora de área, domina e ajeita para efetuar um cruzamento com conta, peso e medida para a cabeça de Giga, que faz assim o 1-1, sem qualquer hipótese de defesa para o guardião da casa, César Lemos.

O Atei ia jogando mais no meio campo dos da casa, e criava muito sobressalto na defensiva Mondinense, principalmente em lances de bola parada.


Um dos momentos da tarde, é novamente um canto do Atei e na resposta dentro de área, Lipinho responde ao canto, e quando os adeptos visitantes já festejavam golo, o guarda redes, César Lemos, faz a defesa da tarde e evita que o Atei se adiante no marcador, mesmo em cima da linha de golo.

Após este momento, o Mondinense, voltou a tomar conta do jogo. As alterações na turma da casa iam surtindo efeito, ao contrario das que aconteciam do lado do Atei.

Aos 70 minutos, o jovem Rodrigo, lança em profundidade Adebayo , que se atrasa na decisão, surgindo o defesa visitante Gabi a cortar a bola, reduzindo assim o perigo para o Atei.

A superioridade dos da casa ascendia e logo de seguida, outro jovem da cantera Mondinense Lapeira, ainda em idade de júnior, efetua um cruzamento teleguiado para Gonçalo, que cabeceia para a baliza visitante, mas Barroco responde com uma defesa segura.

O jovem, Lapeira, fruto de uma entrada em campo algo atribulada, pois foi castigado pelo árbitro da partida com o cartão amarelo, respondeu em campo com uma excelente exibição, sendo que o culminar da mesma aconteceu ao minuto 86, com o jovem a progredir com bola pelo corredor esquerdo, levanta a cabeça, observa o posicionamento atrasado dos seus companheiros atacantes e inspiradamente, remata à baliza do Atei e adianta o Mondinense no marcador, com um grande golo, sem duvida o golo da tarde, fruto da sua boa inspiração nesta tarde.

O jogo caminhava para o final e o Atei não conseguia responder à superioridade dos da casa, e aos 90 minutos, o avançado Adebayo responde de cabeça a uma jogada ofensiva e faz o 3-1.

No final do tempo de compensação, e num lance de inspiração de Brizida pelo flanco direito do Mondinense, dribla vários adversários, e quando tem pela frente Barroco, aplica-lhe um “chapéu”, num gesto técnico perfeito, fixando o resultado final em 4-1.

Terminou assi, o derby de Mondim de Basto, numa vitória justa do Mondinense, mas por números exagerados.

Com este triunfo, o Mondinense soma 12 pontos e ultrapassa o Atei, com 11 pontos, na tabela classificativa.

Na próxima jornada o Atei recebe o Fontelas e o Mondinense deslocasse à Mesão Frio.

Texto e foto: Zé Carlos