Um jogo impróprio para cardíacos, com sete golos e digno de outros palcos

Emoção, espetáculo, muitos golos e vitória do SC Régua. Foi assim o encontro da 3ª Jornada da Liga de Ouro (Fase de Subida) da AFVR, disputado no Estádio Municipal de Mondim de Basto, com o triunfo dos durienses sobre o Mondinense por 4-3.

Tuca teve o golo na cabeça logo num dos primeiros lances do jogo.

Os comandados de Marco Martins entraram de rompante, com 2 golos de Mika (6´ e 10´), em lances iguais: canto batido para a área, há um primeiro cabeceamento e o guardião César Lemos ,larga a bola e Mika encosta. Foram 2 golos em que o guarda-redes local fica não fica isento de culpas.

A formação reguense estava a comandar o jogo com queria e chegou ao 3-0: lance trabalhado na direita, cruzamento de Miguel Baló e Qudus (33`) a não perdoar, num remate de primeira.

A formação mondinense estava atordoada e podia ter sofrido 3 golos quase seguidos, por Messi numa falha de emenda ao 2º poste e depois tanto João Nuno como Qudus isolaram-se com o guardião César Lemos a levar a melhor.

Foi um domínio absoluto do Régua no primeiro tempo, mas nos descontos sofreu o golo: lance do lado direito Mondinense, remate de Andorra, há um conjunto de ressaltos, o guardião Clemente não agarra a bola (erro crasso) e Tiago Fernandes reage rápido, antecipa-se a Fred Coelho e encosta para a baliza deserta. Um golo em cima do intervalo que seria decisivo para aquilo que seria a 2ª parte.

Na etapa complementar vimos os comandados de Nuno Arada com outra cara, a ganharem os duelos, a jogarem para a frente e o golo veio, aos 58`: remate de Tiago Fernandes, bate no defesa Dani Mendes, traindo assim o guardião Clemente.

A turma local ganhou ânimo, empolgou-se e podia ter empatado, primeiro por Tiago Fernandes e depois por Miguel Pinto.

A equipa do Régua tentava resistir e aguentar a vantagem, jogava com o relógio e com o resultado, procurando o contra-ataque sempre que possível.

Aos 85 minutos, chega ao golo que sentencia a partida, por João Nuno, num cabeceamento perfeito na sequência de um livre lateral.

A equipa da casa não virou a cara à luta e falhou duas oportunidades flagrantes de golo: por Tuca e por Tiago Fernandes, em lances absolutamente escandalosos.

A insistência mantinha-se e há penálti para o Mondinense já no período de descontos, que Miguel Pinto converteu em golo.

O jogo ainda se desenrolou mais um minuto e numa bola bombeada pelo Mondinense para a área, eis que Tuca atira para a baliza de Clemente, para uma defesa segura do guardião duriense. O jogo acabou ali.

Uma vitória valiosa para o Régua, com uma primeira parte de muita classe, marcou nos momentos certos e com grande eficácia, ficando agora com 5 pontos, empatado com o Chaves B e Santa Marta. Ao passo que o Mondinense continua com os mesmos 3 pontos.

Na próxima jornada o Régua recebe o Santa Marta e o Mondinense vai ao terreno do Chaves B.

Jogo no Estádio Municipal de Mondim de Basto.

Mondinense – Régua, 3-4.

Árbitro: Ricardo T. Pinto.

Mondinense: César Lemos, Gonçalo, Tuca, Brizida, João Gomes (James PoKou, 78), Carlos Daniel, Tiago Fernandes (João Teixeira, 89), Andorra, Miguel Pinto, Adebayo e Ruben Couto (Paulinho Botelho, 70).

Treinador: Nuno Arada.

Régua: Clemente, Miguel Baló, Fred Coelho (Quinzinho, 45+1), Dani Mendes, Simão Freitas, Mika, Diogo Seminário, Cláudio Mateus (Paixão, 70), Axel, João Nuno e Messi (Francisco Santos, 60).

Treinador: Marco Martins.

Ao intervalo: 1-3.

Marcadores: Mika (6 e 10), Messi (33), Tiago Fernandes (45), Carlos Daniel (58), João Nuno (85) e Miguel Pinto (90+2, pen.).

Por Luis Santos

Foto: Zé Carlos